18 setembro 2016

O que é criatividade

Curiosamente a minha atividade profissional sempre teve uma grande componente criativa. Antes, quando trabalhava em investigação e agora que me dedico a ensinar com panos e fios.

Ao longo deste percurso sempre ouvi pessoas que dizem ter dificuldade em criar, que não têm imaginação e outras frases similares.

E afinal o que é ser criativo? Haverá milhentas definições, mas esta é a minha:
 Ser criativo é sobretudo saber gerir o saber e arriscar. A acrescentar a isto, a prática das duas coisas.

Nada nasce do nada. Todos os projectos que vemos baseiam-se em somatórios de experiências anteriores às quais se adicionaram um ou outro aspecto. Às vezes é a própria junção de experiências que é inovadora e permite uma nova criação.
Vou explicar isto de uma forma mais prática. A Ana B. é minha aluna de tricot há algum tempo e já adquiriu muita experiência em técnicas nas quais está perfeitamente autónoma. Uma delas é a construção de uma peça top-down.
Há tempos mostrou-me um ponto do qual gostou muito e disse-me que gostaria muito de fazer uma peça para a Matilde com esse ponto. devo dizer que a Ana gosta de cor e é particularmente meticulosa na escolha.

Dito tudo isto, a Ana criou esta peça que não é mais que uma boa gestão do conhecimento, do seu gosto e de não ter medo de meter em prática as suas ideias.
Este é o resultado. Um bom e lindo resultado!
Todas as pessoas podem criar. Não tem de ser nada de complexo ou extraordinário. Já a todos aconteceu ver qualquer coisa muito bonita e simples e dizermos "que ideia gira". A questão é mesmo começar, pôr em prática o que já sabemos, acrescentar ideias, fazer rabiscos, escolher materiais, pensar em cores e, sobretudo, não ter medo do resultado.

3 comentários:

Fascínio pelos Pontos disse...

Tem toda a razão Luísa :) Gostei imenso das suas palavras :)
Eu, uma amante das artes, muitas vezes tenho "medo" de meter em prática as minhas ideias, sou aventureira, mas às vezes não avanço!!
Adorei este ideia da sua aluna, adorei este trabalho, adoro cores também :D é lindo, lindo :) Parabéns à Ana :)

Luísa Silva disse...

Pois é Sandra, a maioria das pessoas tem dentro dela potencialidades que só conhece quando larga os medos e põe em prática as ideias.

aprendendocommamae disse...

Olá Sílvia, boa noite!
Sábias palavras, ainda bem que se dedica as artes pois eu adorei seu blog, Já seguindo aqui e quando der vá conhecer o meu cantinho também.
Tudo de bom pra você. Sucesso!
Bjos,
Lauren
http://aprendendocommamae.blogspot.com/