26 fevereiro 2012

Receita da malha de grosa

Foi a minha mãe que me ensinou esta malha e foi uma das que mais fiz durante toda a vida. Por várias razões: é simples, é tricotada só em liga e parece mais trabalhosa do que é, confere relevo ao trabalho mas é discreta. Substitui muito bem o ponto bago de arroz que não aprecio muito fazer.
Sempre que não me ocorria mais nada, recorria à malha de grosa quer como malha dominante em camisolas, casaquinhos de bébé ou como ponto acessório a intercalar tranças e outras pontos em relevo. 
Ensinei-a a muita gente, sobretudo a quem principiava no tricot mas nunca tinha encontrado ninguém que a conhecesse, pelo menos por este nome.
Há tempos uma aluna levou-me esta renda, feita por uma senhora com quase 100 anos e lá encontrei, numa bordadura lindíssima, a tão familiar malha de grosa, com ar tão distinto que quase não a reconheci. 
Algumas semanas atrás uma ensinei-a a uma participante dos encontros de tricot que me levou um modelo de bébé feito nesta malha. 
Para quem não a conhece cá vai a receita:
Montar um número ímpar de malhas
1ª volta (avesso) - 1 m. de ourela, tricotar todas as m. em liga, 1 m. de ourela
2ª volta (direito) - 1 m. de ourela,  (tirar uma m. em liga e dar 1 laçada, 1 m. de liga), repetir até às últimas duas malhas, tirar uma m. em liga e dar 1 laçada, 1 m. de ourela.
3ª volta (avesso) - 1 m. de ourela, tricotar todas as m. em liga, tricotando juntas a malha e a laçada, 1 m. de ourela
4ª volta (direito) - 1 m. de ourela,  (1 m. de liga, tirar uma m. em liga e dar 1 laçada), repetir até às últimas duas malhas,  1 m. de liga, 1 m. de ourela.
Repetir da 1ª à 4ª volta

10 comentários:

Rosaluz disse...

Olá Luiza, adorei conhecer esse ponto e já estou tirando uma amostrinha.Estou com a foto de uma manta que me lembrou muito esse ponto, gostária de te enviar para que se possível possa me dar seu parecer, desde já agradeço. Bjs

Açor disse...

Bom dia!
Obrigado por mais uma receita! Parece que adivinhou que eu precisava de um pontinho novo... É que os casaquinhos do Valentim já começam a ficar pequeninos!
Beijinhos.

Noémia disse...

Obrigada Luísa por compartilhar um ponto tão bonito.
Vou já fazer uma amostra para praticar e guardar. :)

Maria Filomena disse...

Luísa,
obrigada pela dica....
vou copiar e começar um álbum de ponto que goste.....

muito agradecia, com abraços de MF

isabel disse...

É tão lindo! Já imprimi e vou experimentar. Obrigada! bjs

VERA INÊS disse...

Luisa,que ponto maravilhoso vc nos ensinou!!!! Abençoada seja você por essa generosidade.Voce sabe fazer o barrado de bico ao redor da manta acima? Achei sensacional!!!Um abraço. Escrevo de Campinas-Sp - Brasil
VERA INÊS

liz disse...

Desculpe .
O que significa tirar um ponto em liga ?
Obgd

Lizete.

fio colorido disse...

Olá, também não sei o que significa tirar um ponto liga. Pode ajudar-me?

Carmen Patch e Bordados disse...

Boa tarde,

Também não entendi como faz este ponto em liga....

Se puder me ajudar te agradeço.
Aguardo resposta.

Abraço

delia del carmen antinao salazar disse...

Parece simple, pero la explicación no se entiende. ¿Podría darla de otra forma?, como por ejemplo:revés, derecho, lazada,etc.